Indicados ao Oscar 2020: 'Coringa' lidera lista, que tem documentário brasileiro 'Democracia em vertigem'

Joaquin Phoenix em cena de 'Coringa' — Foto: Divulgação


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13), em Los Angeles, os indicados ao Oscar 2020. O anúncio foi feito pelos atores John Cho e Issa Rae (veja o vídeo acima).
A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.

Veja destaques do Oscar e a lista completa abaixo:

  • "Coringa" é o filme com maior número de indicações, 11, inclusive melhor filme, melhor diretor (Todd Philips), e melhor ator (Joaquin Phoenix).
  • "Democracia em vertigem", documentário brasileiro da diretora Petra Costa, que mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, também foi indicado (leia mais).
  • "Era uma vez em Hollywood", "1917" e "O Irlandês" dividem a segunda colocação na lista, com 10 indicações cada.
  • Atrás deles, com seis indicações, estão "História de um casamento", "Adoráveis mulheres", "Jojo Rabitt" e o coreano "Parasita"
  • "Parasita" se tornou o 11º filme estrangeiro a ser indicado na categoria principal.
  • "Dois papas", dirigido por Fernando Meirelles, teve três indicações, mas o brasileiro não entrou na lista de diretores.
  • Scarlett Johansson concorre a melhor atriz por "História de um casamento" e atriz coadjuvante por "Jojo Rabbit". Antes dela, 11 atores foram indicados no mesmo ano nas duas categorias. A mais recente foi Cate Blanchett, em 2008.
  • Um casal entrou nas categorias de roteiro. Greta Gerwig foi indicada em roteiro adaptado por "Adoráveis mulheres" e seu namorado, Noah Baumbach, em roteiro original, por "História de um casamento" (veja mais casais que concorreram).
  • John Williams, indicado a trilha de "Star wars" bateu o próprio recorde como pessoa viva com mais indicações: 52. Walt Disney continua com a liderança histórica, com 59

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temperatura dos oceanos cresce 450% nas últimas 6 décadas e bate terceiro recorde consecutivo em 2019, diz estudo

O prédio principal da nova estação brasileira é dividido em três grandes blocos, o Leste, Oeste e Técnico. Neles, se encontram a maior parte dos laboratórios, os dormitórios e os serviços básicos da estação, divididos desta forma: Bloco Leste: é o bloco das pesquisas, de convivência e serviços. É onde se concentram os laboratórios. Dos 17 no total, 14 estão lá. Os outros 3 ficam em módulos separados. Além disso, é onde ficam os refeitórios, a cozinha, a ala de saúde, a sala de secagem e as oficinas. Bloco Oeste: é uma área privada da base, onde moram os pesquisadores, além de concentrar as áreas de convívio. Há 32 quartos, uma biblioteca, uma academia e auditório. Nas partes mais baixas deste bloco estão os depósitos de mantimento e reservatórios de água. Bloco Técnico: é onde fica o controle da rede elétrica, sanitária e de automação da estação. Também é onde está a garagem. Além disso, há uma estação de tratamento de água e esgoto, casa de máquinas, geradores, e sistemas de aquecimento, bem como um incinerador de